Normas gerais

O formato de trabalhos voluntários estabelecidos para estas Jornadas são os de artigo completo para apresentação oral durante o transcurso do evento e o de pôsteres.

Os interessados em apresentar trabalhos devem preencher o modelo de apresentação de resumos (documento em formato .odt , que se pode visualizar usando a aplicação gratuita– LibreOffice) com um resumo do trabalho de, no máximo, 450 palavras, contendo o objetivo do estudo, a metodologia empregada e os principais resultados obtidos. O resumo deverá ser enviado ao seguinte endereço: jornadas.latinoamericanas@gvsig.org.

A data limite para envio dos resumos está indicada na seção "Datas importantes".

A proposta será avaliada pelo Comitê Científico das Jornadas que determinará seu aceite ou não para inclusão nas Jornadas.

Os temas devem relacionar-se, preferencialmente, ao projeto gvSIG, considerando-se, também, os seguintes aspectos:

  • Caráter inovador.
  • Utilidade para a comunidade SIG.
  • Utilidade para a comunidade de Software Livre.

Adicionalmente o Comitê Científico levará em conta que o trabalho a ser apresentado possua:

  • Adequada fundamentação teórica
  • Rigor analítico
  • Conclusões relevantes
  • Capacidade de generalização e sistematização

A Comissão Organizadora contatará os autores para comunicar os resultados da avaliação dos resumos até o dia indicado na seção "Datas importantes".

Os autores cujos trabalhos sejam selecionados para apresentação oral terão a possibilidade de elaborar um artigo completo contendo detalhamento do estudo, segundo as normas de formatação indicadas no modelo correspondente (Formato LibreOffice; Formato Word).

A data limite para envio dos artigos completos é indicada na seção "Datas importantes". .

Os artigos completos serão publicados na página Web das Jornadas.

Os idiomas oficiais das Jornadas e, portanto, nos quais devem ser enviados os resumos, são o espanhol e o português. Não está prevista a tradução das apresentações.

 

Normas para apresentações orais.

As apresentações orais serão estruturadas em formato digital LibreOffice ou PDF, devendo ser enviadas ao endereço eletrônico jornadas.latinoamericanas@gvsig.org dois dias antes do início da conferência.

Para evitar problemas de visualização recomenda-se o uso do equipamento a ser disponibilizado pela organização (notebook), onde estarão instalados os programas LibreOffice, v. 2.4, e Adobe Acrobat Reader, v. 8, para Linux.

A Comissão Organizadora disponibiliza, também, um modelo de slide para ser usado nas apresentações na medida do possível e sempre que não prejudique a exposição do conteúdo.

 

Pôsteres.

Todos os autores terão, também, a possibilidade de mostrar seus trabalhos em formato de pôster, sendo reservadas sessões especiais dentro da programação das Jornadas para sua apresentação e discussão junto aos participantes.

Os pôsteres devem possuir um tamanho máximo equivalente ao formato A0 (1200 mm de altura x 900 mm de largura) em formato vertical, seguindo el modelo disponível.

O pôster deverá ser entregue à Organização das Jornadas no local do evento com antecedência suficiente para a sua colocação nas salas de exposição.